Segundo a Pedagogia Waldorf, baseada na Antroposofia, alfabetizar uma criança antes da idade entre 6 ½ e 7 anos, é demasiado nocivo ao seu desenvolvimento e poderá desencadear problemas físicos e/ou emocionais na sua vida adulta.
É na primeira infância que o impulso anímico está voltado para o querer e a vontade, e as energias físicas estão voltadas para o desenvolvimento do sistema metabólico-motor, e o processo de alfabetização fará com que esses impulsos e energias sejam redirecionados precocemente.
A imaginação que viaja sem limites, associada a criatividade que transforma um punhado de areias envolto de pedrinhas, num majestoso castelo de jardim florido e encantador, rodeado por um rio de águas correntes e límpidas, passam a dar espaço aos símbolos determinados e frios A, B, C … E é por isso que hoje é comum vermos crianças sem vontade, sentadas em frente à televisões, vídeo games e celulares, extasiadas, pálidas e sem brilho no olhar.
A criança, em sua primeira infância, aprende brincando e brinca aprendendo!
Associada ao Cefle, estudante de espiritualidade há mais de 20 anos, bacharel em ciências contábeis, formanda em pedagogia com especialização em pedagogia Waldorf.